Se há comentários que ficaram em alta nas redes sociais nesses dois últimos dias, foram a compra do Twitter por Elon Musk, e a sátira do retorno do Orkut. Sim, apesar de não haver nenhuma confirmação da volta da clássica rede social com sucesso astronômico no Brasil nos anos 2000. Encerrada em 2014, pelo Google após ter adquirida a plataforma, eles resolveram focar os esforços no Google Plus, onde acabou não fazendo o mesmo sucesso do seu antecessor.
Porém, antes do bilionário sul-africano Elon Musk comprar em definitivo a rede social do “passarinho azul“, para tentar tirá-lo da gaiola. Ele havia tornado-se o acionista majoritário da plataforma.
Ressuscitando o Orkut?
Contudo, estranhamente no dia 8 de abril, na página oficial do Orkut, que atualmente serve apenas para lembrar que aquela rede social dos tempos áureos existiu. Uma atualização pode ter efeitos esperançosos para aqueles que se desesperaram com aquisição do Twitter por Musk.
O texto original abordava o agradecimento pelos usuários ter proporcionado ao seu criador Orkut Büyükkökten, momentos únicos. Agora possui uma atualização intrigante deixando esperanças nos usuários que ainda sentem nostalgia de criar depoimentos, jogar, moderar comunidades, criar avatares, e mais.
Antes preciso mencionar que o desenvolvedor depois de ter largado por completo seu vínculo com a Gigante do Vale do Silício, em Mountain View, Califórnia. Büyükkökten, se aventurou no desenvolvimento de uma nova plataforma intitulada “Hello“, não obtendo o mesmo sucesso; ele até tentou levar usuários do Orkut na sua mais recente rede social. Embora, seus inúmeros esforços não chegaram obter 10% do que seu maior projeto como programador obteve!
Para ilustrar o texto vou precisar criar prints e elucidar as comparações. Lembrando que, utilizei o site Wayback Machine para conseguir resgatar o histórico e, elaborar as diferenças. Como a imagem abaixo da esquerda sendo o original sem as atualizações e, da direita exibindo o conteúdo atualizado.
Enquanto a imagem da esquerda contava um pouco de sua trajetória com o Orkut, até a migração para o Hello, e da direita menciona que ele está trabalhando em algo novo.
O autor não deixa claro se é o renascimento do “Orkut”, mas liberou um campo de Newsletter, possibilitando os interessados receber futuras atualizações quando este novo projeto entrar na fase de testes. Ou seja, os que estão desconfortáveis com somente um dono comandar a rede social do Twitter. Poderá ver com bons olhos o comunicado informando que novidades surgirão em breve.
Como receber notificações?
Se tiverem interesse em saber mais, acessa a página oficial, e cadastre seu e-mail para ser um dos primeiros a participar deste novo projeto do fundador de uma das redes sociais e comunidades mais nostálgicas de todos os tempos.
E, por fim, não é possível deduzir qual será o futuro do Twitter, no entanto, Elon pretende permitir uma maior liberdade de expressão sem uma guerra política.
Gamernéfilos, fiquem ligados em nosso site com atualizações e novidades desse novo rumo das redes sociais.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.