Meus gamernéfilos, apresento-lhes uma entrevista exclusiva com Yunes Dalle, Gerente de Produto da Grow, diretamente da Abrin 2025. Ele nos contou tudo sobre o jogo interativo ‘Pensando em inglês’, que une realidade aumentada e aprendizado lúdico de um novo idioma.
Leia também:
- PlayStation e The Last of Us inspiram coleção de óculos da Chilli Beans
- Razer lança Viper V3 Pro Faker em homenagem à lenda do LoL
O ensino de idiomas está cada vez mais conectado com a tecnologia, mas não de uma forma impessoal. Essa aproximação traz um exemplo perfeito de como a tecnologia pode tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. Este jogo não é só sobre traduzir palavras – ele ensina as crianças a pensar diretamente no inglês, de uma maneira que torna a aprendizagem mais intuitiva e divertida. A empresa também levou em seu estande durante a maior feira de brinquedos da América Latina diversas novidades e lançamentos. Como esta entrevista foi gravada em vídeo, você pode assisti-la na íntegra acima ou diretamente em nosso canal oficial no YouTube. Confira abaixo!

Entrevista completa sobre o jogo lúdico Pensando inglês
Jefão Calheiro: Yunes, fala um pouquinho para a gente sobre o ‘Pensando em Inglês’.”
Yunes: “É um prazer estar aqui com vocês! O jogo ‘Pensando em Inglês’ tem como objetivo ensinar a criança a raciocinar em inglês, ou seja, pensar diretamente no idioma. Sabemos que a tradução não é o método mais eficiente, por isso contamos com a ajuda de profissionais de escolas bilíngues para desenvolver o conteúdo do jogo. Assim, ele é totalmente direcionado ao aprendizado infantil, permitindo que a criança não apenas decore palavras, mas realmente compreenda e pense em inglês.
Durante o desenvolvimento do projeto, percebemos que poderíamos expandi-lo ainda mais. Foi então que criamos o aplicativo Grow Interativo, tornando o ‘Pensando em Inglês’ o primeiro jogo com interação de realidade aumentada para ensino de um novo idioma. Com ele, basta a criança mirar o celular no verso da cartela e visualizar a associação entre palavras e imagens.
jogo é a associação entre imagens e palavras
A mecânica principal do jogo é a associação entre imagens e palavras. Por exemplo, a criança pode ter uma imagem de um carro vermelho, uma cartela de substantivo e uma cartela de adjetivo, formando a expressão em inglês ‘red car’. O aplicativo também funciona como um gabarito: ao mirar para o verso da cartela, aparecerá a expressão correta acompanhada da imagem. Além disso, há um botão que, ao ser clicado, reproduz a pronúncia das palavras, o que é um grande diferencial do produto.
Outro ponto positivo é que as imagens são muito coloridas, o que atrai ainda mais a criançada, incentivando a interação não apenas com o celular, mas também com os cards do jogo.”
Jefão: “Sem dúvida! O jogo não depende do aplicativo, mas ele é um diferencial que vocês estão trazendo. Muitas pessoas enxergam a tecnologia como inimiga dos jogos de tabuleiro, mas isso está longe de ser verdade. Na realidade, vocês a utilizam como uma ferramenta para enriquecer a experiência. Sem a tecnologia, seria muito mais difícil trazer a pronúncia correta das palavras para as crianças.”
Yunes: “Exatamente! O aplicativo complementa a experiência e facilita ainda mais o aprendizado.”
Jefão: “Sei que é voltado para crianças, mas se um adulto, como eu, que aprende uma palavra hoje e esquece amanhã, quiser jogar, também serve?”
Yunes: “Com certeza! ‘Pensando em Inglês’ é para todas as idades. A faixa etária recomendada é a partir de 5 anos, mas não há limite de idade. Qualquer pessoa interessada em aprender inglês de forma divertida pode jogar e aproveitar a experiência.”
Jefão: “É isso aí, gamernéfilos! Nunca é tarde para aprender inglês e, melhor ainda, de forma lúdica e interativa. ‘Pensando em Inglês’ da Grow está aqui para provar isso!”