A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), através do projeto Brazil Games, retorna neste ano para a gamescom 2024. A delegação composta por mais de 30 empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos participará em dois dos mais importantes eventos de games do mundo. Esta iniciativa de exportação conduzida em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) adicionará valores para reputação dos estúdios brasileiros.
Esses eventos ocorrerão na cidade de Colônia, na Alemanha: a devcom (Conferência de Desenvolvedores), voltada para o ecossistema de desenvolvimento de jogos, que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto, e a gamescom, o principal evento B2C de games da Europa, agendado para os dias 21 a 25 de agosto.
A presença da delegação brasileira em eventos internacionais destaca o crescimento e o momento positivo da indústria de jogos no Brasil. Os estúdios brasileiros têm atraído cada vez mais interesse de parceiros internacionais. Segundo Rodrigo Terra, presidente da Abragames, “A crescente procura por nossos estúdios demonstra não apenas a qualidade e inovação que oferecemos, mas também o posicionamento estratégico do Brasil como um polo emergente na indústria global de games“.
Além de apresentar jogos brasileiros a novos mercados, a participação da comitiva nos dois eventos visa criar oportunidades de negócios, networking e aumentar o interesse nos estúdios nacionais. Tanto na gamescom quanto na devcom, o Projeto Brazil Games contará com estandes próprios, destinados a reuniões e outras atividades de networking.
Veja também:
Terra destaca ainda que, em 2023, o Brasil foi o país parceiro da gamescom, em reconhecimento ao papel importante que o país assumiu como polo de desenvolvimento de jogos nos últimos anos. “Essa homenagem à indústria brasileira de games foi resultado de uma colaboração liderada pela Abragames com a Associação da Indústria Alemã de Games, também através do Brazil Games. Agora, retornamos com ainda mais credibilidade para nossa indústria, e as expectativas são extremamente positivas. Esperamos cumprir uma agenda repleta de compromissos e voltar ao Brasil com muitos negócios já encaminhados.“
No ano passado, a presença brasileira na gamescom resultou em mais de US$ 76,7 milhões em contratos válidos nos doze meses subsequentes ao evento.
Este ano, a Abragames/Brazil Games contará com a parceria do estado e da cidade de São Paulo (InvestSP, Secretaria de Cultura do estado de SP, Adesampa, SP Negócios e Spcine), que terá um espaço exclusivo para as empresas paulistas na área dedicada ao Brasil. O Rio Grande do Sul, representado pela SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), também estará presente apoiando as empresas do estado.
Após o marco legal dos games, os investidores estrangeiros na indústria dos jogos, observa o Brasil como um mercado em potencial de investimento.