O filme Retratos Fantasmas, do diretor Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido pela comissão brasileira para concorrer a uma das vagas de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.
Após a seleção, que envolvia outros cinco competidores em sua fase final, a Academia Brasileira de Cinema escolheu o longa de Kleber Mendonça Filho como principal foco para a premiação do próximo ano.
Com isso, ele agora terá mais investimento para passar por mais festivais, e rodar em circuitos nos EUA, rumo a uma das cinco vagas para Melhor Filme Internacional na próxima edição do Oscar. Os indicados finais para a categoria serão apresentados apenas em 2024.
Veja mais
Sobre Retratos Fantasmas
“Retratos Fantasmas” é um filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, que se desenrola no centro do Recife durante o século XX. Com uma duração de 1 hora e 33 minutos, o filme utiliza uma combinação de imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento para explorar a história do centro da cidade. A narrativa se concentra nas salas de cinema que desempenharam um papel central na vida da população e influenciaram comportamentos ao longo do tempo.
A produção deste documentário demandou um período de 7 anos para sua conclusão, e representa o retorno de Kleber Mendonça Filho ao Festival de Cannes, após sua vitória em 2019 com o Prêmio do Júri pelo filme “Bacurau”. “Retratos Fantasmas” aborda o rápido desenvolvimento urbano e adota a perspectiva da janela da casa do diretor, onde ele residiu por vários anos, para contar essa história fascinante sobre a evolução do centro do Recife e seu impacto na vida das pessoas.
O filme está em exibição nos cinemas, e não temos informações sobre um possível streaming em que ele possa estrear futuramente. Porém, agora com essa indicação brasileira, é possível que algum interessado surja para adquiri-lo nos próximos meses.
Assista ao trailer:
Por fim, a 96ª edição do Oscar acontece 10 de março de 2024.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.