Persuasão (Persuasion) Netflix estreou essa semana trazendo uma adaptação do romance de Jane Austen dirigido por uma mulher, a diretora Carrie Cracknell, e protagonizado por Dakota Johnson, onde acompanhamos Anne Elliot , que vive com sua família esnobe em meio a uma crise financeira quase a beira da falência. Quando Frederick Wentworth retorna para sua vida, Anne deve escolher entre colocar o passado para trás ou ouvir seu coração quando se trata de segundas chances. Após longos 8 anos, o homem arrojado de origem humilde retorna, e agora?
Claro, toda adaptação sofre mudanças em relação a certos acontecimentos relatados na obra origina e “Persuasão” sofre com o mesmo tipo de adaptações que ficam de acordo a dinâmica que um filme pede.
Observe abaixo as principais diferenças entre o livro e o filme da Netflix:
Anne tem um impacto maior nas finanças da família no livro
O mau manuseio de Sir Walter em relação as finanças da família é bastante dramático no filme, com cobradores chegando e removendo coisas da casa antes que o resto da família esteja ciente do problema. No livro, o pai de Anne é mais direto sobre o assunto e vai até sua filha mais velha, Elizabeth , para pedir conselhos sobre onde os custos podem ser cortados.
Anne e Lady Russel são as que finalmente realizam um plano para refinanciar a propriedade, com Anne desempenhando um papel importante nos cortes pesados que Lady Russel manteve no orçamento. Anne trata de nada no filme, embora esteja na sala quando Sir Walter discute tudo com Lady Russel e seu advogado.
Lady Russel não conforta Anne sobre Wentworth
A desaprovação de Lady Russel ao relacionamento com Wentworth e Anne desempenha um papel importante na separação do casal. No livro, Sir Walter negou sua aprovação, embora o filme faça parecer que apenas Lady Russel foi consultada. No filme também mostra Lady Russel confortando Anne depois que o nome de Wentworth é mencionado, o que não estava no livro.
Anne não sabia dos sucessos de Wentworth no mar na versão no livro
Anne ouve sobre Wentworth se tornar um capitão rico enquanto discute a possibilidade dos Crofts se mudarem para Kellynch Hall no livro, que é a primeira vez que ela ouve falar de seu sucesso. Os dois ficaram sem contato por 8 anos e Anne não tinha como receber informações sobre suas viagens. Mas o filme mostra Anne vasculhando recortes de notícias que ela se encontrou sobre seu tempo no mar que destacam as conquistas de Wentworth.
Os crofts são mostrados em Kellynch Hall por Sir Walter e Mr. Shepherd e não por Anne
Anne evita Kellynch Hall na primeira vez que os Crofts são mostrados ao redor da propriedade no pivro pois ela não está pronta para enfrentar a irmã de Wentworth. O Almirante e a Sra. Croft recebem um tour de Sir Walter e Sr. Shepherd, uma decisão prática, pois eles estariam lidando com o acordo comercial. Mas Anne fica sozinha para mostrar aos Crofts a propriedade no filme, o que coloca uma quantidade grande de responsabilidade sob seus ombros.
O tempo de Anne na escola tem influência maior no livro
Anne frequentou a escola em Bath após a morte de sua mãe , o que a fez não gostar de Bath, já que ela passou um tempo tão miserável lá. Depois, ela ainda manteve contato com os amigos da escola que a ajudaram na experiência. No filme, o tempo de Anne na escola nunca é mencionado, apesar de parecer ter uma influência significativa em como ela processou a morte de sua mãe na história original.
O relacionamento de Charles e Mary é mais tendo no livro.
A irmã mais nova de Anne, Mary, casou-se com Charles depois que Anne rejeitou sua proposta. Embora o filme mostre que Charles está um pouco incomodado com a tendência de Mary de fingir que está doente, os dois parecem ter um casamento bastante agradável. No livro, os dois discordam sobre como criar seus filhos e ambos reclamam com Anne sobre coisas que não gostam um no outro.
Anne só tem um coelho de estimação no filme
Embora o coelho de Anne sirva como companheiro útil para ela narrar o filme, ela não tem nenhum animal de estimação no livro. Coelhos aparecem na literatura para simbolizar coisas como vitalidade, desejo sexual e fertilidade. Mas não há menções ao animal no trabalho original.
O reencontro de Anne e Wentworth é muito breve no livro
O filme mostra uma reunião cômica entre Wentworth e Anne, com ele entrando bem enquanto Anne está zombando dele. Os dois então falam por um momento, comentando o quanto o outro mudou desde a última vez que se viram. No livro, a primeira vez que eles se veem em anos é do outro lado de uma sala quando Wentworth aparece para conversar com Charles. E eles não falam.
Elisabeth tem uma presença maior no livro
Como Anne passa muito tempo com a família de Mary no fim, ela não tem muitas cenas com Elizabeth. Elizabeth tem participação maior no livro, pois a mulher mais velha da família a mantém mais envolvida com a administração do Kellynch Hall. Seu ciúme de Mary por se casar antes dela e sua amizade com a Sra.Clay estão no livro.
Por fim, assista ao filme Persuasão com Dakota Johnson agora, somente na Netflix.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.