O filme O Menu (The Menu) estreou finalmente no streaming brasileiro, por meio do Star Plus, e abaixo, explicaremos tudo no final explicado.
Lembrando que o foco aqui é para aquelas pessoas que já assistiram ao filme, portanto, possui spoilers!
Final explicado: O Menu (The Menu)
À medida que cada prato se torna mais assustador que o anterior, descobrimos que o Chef Slowik pretende matar todos os seus convidados, sua equipe e a si mesmo no final da noite. O chef Julian Slowik criou uma atmosfera de culto ao seu redor. Sua equipe e fanáticos como Tyler estão dispostos a morrer por ele. Seus outros convidados estão dispostos a gastar uma quantia obscena de dinheiro para comer em seu restaurante, apesar de não entenderem ou gostarem da comida.
Margot, no entanto, é diferente. Sua chegada atrapalha os planos do chef perturbado. Logo é revelado que ela é uma trabalhadora do sexo que Tyler contratou para participar da noite. Ela também é a única que se recusa a participar do culto à personalidade em torno de Julian e seu status de artista culinário mundialmente famoso. Em uma reviravolta final, Margot consegue salvar sua própria vida apelando para uma parte de Slowik que ele pensava estar perdida para sempre: seu amor pela culinária.
Eles ‘comem’ ricos?
Não exatamente. Apesar dos temas diretos do filme “coma os ricos”, não há nenhum canibalismo explícito retratado. A maioria dos personagens encontra um fim bastante horrível quando se torna s’mores humanos, mas quando o restaurante pega fogo com os convidados e funcionários, não resta mais ninguém para ingerir o deserto.
O que aconteceu no final
No final do Menu, todos os convidados parecem ter aceitado silenciosamente seus destinos. O par de Margot, Tyler, é revelado como o único patrono que sabia sobre o plano do Chef Slowik de terminar o jantar com um épico assassinato-suicídio. O fanático Tyler não apenas escolheu morrer para experimentar a comida do famoso chef, mas também não demonstrou consideração pela vida de Margot quando a contratou como sua acompanhante. Como punição, o enlouquecido Chef humilha Tyler, pedindo-lhe que cozinhe algo antes de destruir sua criação, o que leva o jovem a se enforcar de vergonha diante do deserto.
Durante a última refeição saborosa da noite, Slowik pede a Margot que vá buscar um barril no fumeiro da ilha. Ela aproveita a oportunidade para bisbilhotar a casa do chef, onde é forçada a matar a ciumenta Elsa em legítima defesa. Ao entrar no cofre secreto do Chef Slowik, Margot percebe uma foto dele quando jovem cozinhando alegremente em uma lanchonete. Ela também encontra um rádio e o usa para pedir ajuda à guarda costeira. Infelizmente, o oficial da guarda costeira que responde é na verdade um dos cozinheiros de linha disfarçado, o que significa que não há esperança para este grupo de clientes muito azarados.
Enquanto o deserto ainda está sendo cozido, Margot faz uma última tentativa de salvar sua própria vida. Ela critica o cardápio da noite, reclama da falta de amor no preparo da comida e pede um cheeseburguer. Em uma conversa anterior que teve com Slowik, ele confessou que fazia muito tempo que não sentia prazer em cozinhar para alguém. O chef desanimado parece gostar de criar uma refeição simples para Margot e servi-la a ela. A jovem dá uma mordida em seu cheeseburger antes de pedir o resto para viagem. Margot sabe que pedir para sair com as sobras é uma aposta, para dizer o mínimo. Slowik decide deixá-la sair de seu restaurante, provavelmente porque ela conseguiu lembrá-lo da paixão que ele já teve por cozinhar. A paixão que sentia diante de sua “arte” tornou-se um símbolo exclusivo de status.
Deixar Margot ir não significa que a determinação do chef tenha diminuído nem um pouco. Assim que a jovem sai pela porta, Julian prossegue com seu plano deliciosamente mortal. Mas não antes de garantir que todos os seus clientes paguem suas contas primeiro. Os cozinheiros de linha então decoram o restaurante e vestem os convidados com marshmallows e chapéus de chocolate. Enquanto o chef faz um discurso sobre os s’mores e os incêndios purificadores, ele incendeia a si mesmo, aos convidados, aos cozinheiros de linha e a todo o restaurante.
O filme termina com Margot parando o barco e saboreando o resto de seu cheeseburger enquanto observa o restaurante pegar fogo. Poeticamente, o final mostra uma mulher da classe trabalhadora que não deveria estar no restaurante do chef, para começar, tornando-se a última pessoa a experimentar sua “arte efêmera”.
Ficou com alguma dúvida após o final explicado de O Menu? Deixe nos comentários!
Sobre o Star Plus
O Star Plus é um streaming pertencente ao grupo Disney, e um dos que mais cresce no Brasil. Além das séries e filmes para todos os públicos no streaming, ela também conta com a ESPN, que transmite jogos de futebol, incluindo o campeonato Inglês e Espanhol, além da NFL, NBA e muito mais, sem custo adicional na assinatura.
Por fim, o filme O Menu (The Menu) está disponível no Star Plus.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.