Existem muitos fatores que podem fazer ou destruir um filme. Enquanto os críticos e o público procuram direção, roteiro e atuação, ao julgar a grandeza de um filme, há casos em que as controvérsias em torno ditam seu sucesso comercial e crítico, bem como seu legado.
Filmes apelidados de controversos geralmente apresentam enredos sensíveis e tabu, mas também há alguns que se tornam um assunto quente por causa de suas cenas de sexo explícitas, violência grosseira e linguagem extremamente vulgar.
Para dar alguns exemplos, abaixo 5 dos filmes mais polêmicos de todos os tempos. Porém, antes de irmos a eles, vale a pena lembrar que você é recomendável usar as melhores VPNs para assistir seus filmes favoritos online para manter sua privacidade.
Você não deseja que alguém fique sabendo que você andou assistindo filmes banidos ou polêmicos, certo? Dito isso, vamos à lista:
- Laranja Mecânica (1971)
Ambientado em uma Grã-Bretanha distópica, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) centra-se no delinquente Alex DeLarge (Malcolm McDowell) e seu pequeno grupo de bandidos em uma onda de crimes que incluem roubo, estupro, assassinato e outras formas de violência.
Quando Alex é preso, ele se submete a um experimento de aversão à conduta que o condiciona a abominar a violência. Embora ele finalmente ganhe sua liberdade, ele retorna ao mundo indefeso, tornando-se a vítima de suas vítimas anteriores.
Por causa de suas representações gráficas de violência, o filme dirigido por Stanley Kubrick se tornou muito polêmico na época de seu lançamento e foi finalmente retirado dos cinemas britânicos por ordem de Kubrick.
Apesar de seu retrato de violência excessivamente gráfica, A Clockwork Orange ainda recebeu indicações para Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Edição de Filme no 44º Oscar. - Anticristo (2009)
Escrito e dirigido por Lars von Trier, o Anticristo conta a história de um casal enlutado (Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) que viaja para uma cabana na floresta após a morte de seu filho.
Lá, o homem tem estranhas visões e a mulher começa a cometer violência sexual contra o marido e ela mesma.
O Anticristo causou barulho imediatamente após sua estreia no Festival de Cinema de Cannes de 2009, com os críticos elogiando sua execução artística, mas fortemente divididos quanto ao seu mérito substantivo.
Duas versões estavam disponíveis para compradores no mercado cinematográfico de Cannes: a versão “Católica” e a “Protestante”. O primeiro teve algumas das cenas mais explícitas removidas, enquanto o último não foi cortado. - Bonnie & Clyde (1967)
Considerado um dos primeiros filmes da era da Nova Hollywood, Bonnie & Clyde conta a história de uma menina insatisfeita de uma pequena cidade, Bonnie Parker (Faye Dunaway) e o ex-presidiário Clyde Barrow (Warren Beatty), que iniciaram uma onda de crimes violentos juntos após apaixonando-se um pelo outro.
No entanto, tensões entre o casal e os outros membros de sua gangue ameaçam destruí-los a todos.
O filme dirigido por Arthur Penn causou furor entre os críticos na época de seu lançamento por causa de sua aparente glorificação de assassinos e por seu nível de violência gráfica, que não tinha precedentes naquela época, entre muitas outras curiosidades.
Na verdade, o final de Bonnie e Clyde é tão surpreendentemente gráfico que é considerado “uma das cenas de morte mais sangrentas da história do cinema”. - Cruising (1980)
Vagamente baseado no romance de mesmo nome do repórter Gerald Walker do New York Times, Cruising é estrelado por Al Pacino como um detetive da polícia que vai disfarçado na subcultura gay underground de Nova York para pegar um assassino em série.
O filme dirigido por William Friedkin gerou polêmica muito antes de ser lançado. Acreditando que o filme estigmatizava os gays, logo os ativistas dos direitos gays interromperam as filmagens.
Quando Cruising finalmente foi lançado, os protestos apenas se intensificaram, pois os membros da comunidade gay sentiram que o filme tinha uma mensagem política homofóbica e que retratava os gays como sendo atraídos pela violência, que temiam justificar crimes de ódio. - Apocalypse now (2019)
Por fim, um caso mais recente de filme controverso está Apocalypse now. Francis Ford Coppola teve uma das carreiras mais impressionantes de todos os diretores de Hollywood.
Seu filme, ‘Godfather I’ e ‘Godfather II,’ ainda é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Este filme de Coppola também é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, mas dessa vez o assunto é muito mais polêmico.
O filme foi proibido na Coreia do Sul devido ao assunto e ao tema do filme; apesar de ser considerado o melhor filme que retrata os horrores da guerra do Vietnã.
Você também pode acompanhar o MeUGamer nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e se inscrever no nosso canal do YouTube, Google News.